sábado, 19 de maio de 2012
EU QUERIA ESTAR NO PORTO...NESTE ENCONTRO
O MEU PENSAMENTO hoje vai para
Viajantes portugueses trocam viagens em encontro no Porto
AH...como eu queria estar lá...!
A Casa do Infante é, pelo menos durante este sábado, o cais destes apaixonados pelas viagens. O Porto recebe, pela primeira vez, uma reunião nacional dos Portugueses Emviagem, a 3.ª deste grupo nascido (e em contínuo crescimento) no Facebook,
graças a João Oliveira - um veterinário e professor de 37 anos com paixão pela arte de viajar.
No Facebook, já somos um grupo de cerca de mil viajantes "à séria".
E já vamos no terceiro encontro nacional: desta feita, o primeiro no Porto.
Os Portugueses Emviagem reúnem-se este sábado na Casa do Infante e, entre palestras, podem ouvir-se, de viva voz, como um pai e filho deram a volta a África numa 4L ou relatos de viagens pela Índia, Nepal ou a bordo do Transmongol
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Queria "PARTILHAR" com todos a minha mais recente aventura pela Tailândia, dizer-lhes como foi maravilhoso andar de CANOA e entrar
ResponderEliminarnestas cavernas completamente deitada, para não bater no cimo da rocha e do magnífico som do silêncio na escuridão das cavernas.
"As primeiras reuniões nacionais revelaram uma mão cheia de pessoas extraordinárias, com percursos de vida e formas de ler o mundo muito refrescantes", diz João Oliveira à Fugas.
ResponderEliminar"Estes encontros acabam por nos deixar a todos uma mensagem de esperança, de motivação e optimismo", resume, acrescentando que "as pessoas comuns descobrem-se rodeadas de pessoas também comuns mas que converteram sonhos em actos".
É, sublinha, uma comunhão de "viajantes empedernidos" onde acabam por prevalecer "valores humanos bastante límpidos".
"Valores humanistas que, pelo que me apercebo, são cada vez mais escassos noutros contextos sociais e culturais.
Uma das grandes novidades deste encontro no Porto é o lançamento da App EmViagem, uma aplicação que, adianta Oliveira, estão a desenvolver "para que seja um novo recurso de comunicação entre viajantes portugueses".
Para os próximos tempos, não faltam projectos:
"Já na próxima semana, apresentamos em Lisboa, a convite da autarquia, uma série de propostas de como a cidade podia ser ainda melhor.
São ideias desenvolvidas por Portugueses Emviagem com base nas suas viagens e na sua experiência em cidades distantes".
Um convite que deixou "a todos nós muito felizes", já que, "no fundo, significa que a sociedade (re)começa a ver o acto de viajar não só como uma aventura, um hedonismo, mas como um acto de conhecimento e de maturidade".
Entretanto, seguir-se-ão mais encontros
ResponderEliminar(com Coimbra e Lagos em estreia) e, em Setembro,
uma Expedição Emviagem à Ilha do Pico - em planeamento,
também viagens a Timor, Goa ou Egipto
(esta última é "a mais doida de todas": "juntar 50 viajantes portugueses e alugar um barco para descer o Nilo.
Ainda não tenho datas mas já tenho o nome: Rock in Nilo").
Entretanto o grupo quer também dedicar-se a promover os projectos individuais dos membros:
é que "existem grandes escritores de viagem,
grandes fotógrafos, vidas fantásticas que os portugueses ainda não conhecem e fazia-nos bem a todos começar a conhecê-los".
Isto, aliado a começar a "interagir mais com comunidades estrangeiras residentes em Portugal", "porque só com ‘fátima, fado e futebol' são muito poucos os que conseguem ser felizes".
João Oliveira diz, continua, "de certa forma" em Moçambique
ResponderEliminar(onde viveu e ensinou durante bastante tempo).
"Ainda posso fazer diferença no futuro de alguns dos meus antigos alunos e enquanto não o fizer, não vou simplesmente mudar de página".
e eu digo:
JOÃO OLIVEIRA
EU NASCI, CRESCI E VIVI EM MOÇAMBIQUE
a minha terra é ÁFRICA.
E eu era para estar no Porto e amanhã, mas alterações de última impediram-me de estar - devia ser muito interessante! Mas irei ao Porto em breve...
ResponderEliminarEstimada Amiga Ester Afonso, É sempre giro poder pertencer a um grupo desses e narrar as aventuras das viagens o que é sempre muito interessante e instrutivo a troca de experiências.
ResponderEliminarAbraço amigo
Ah, eu não disse tudo no outro coment: eu queria estar aqui também comas pernas na canoa, como tu! E passar por esses locais idílicos... quanto ás tuas fotos não haveria com certeza outra maneira de as fazer e desenrascaste-te muito bem, estão elucidativas, 'dramáticas' no bom sentido, como se diz na gíria fotograáfica, equilibradas e com um excelente enquadramento. Mais umas hipóteses de fotos para concursossss. Parabéns. beijinhosssssssss
ResponderEliminarAh, passar por esses locais idílicos...
ResponderEliminarPODES CRER...
Pois...tive que me desenrascar
aliás, nota-se que na canoa da frente, também o próprio remador estava a baixar-se, para não bater com a cabeça nas rochas...
o lugar é paradisíaco!
Tento sempre fazer um bom enquadramento, pois não trabalho as fotos em nenhum programa, se sairem tortas, tortas ficam.
Se nessa altura estiveres em Coimbra, la nos encontraremos.
ResponderEliminarTu sabes nadar ou levavas o colete? É preciso ter um bom equilíbrio.
Vou coscuvilhar no Facebook. Jinho
ResponderEliminarJá houve tempos em que eu viajava, agora sou muito caseiro e poucas vezes vou para longe, mas vou-me actualizando nos espaços amigos.
ResponderEliminarCumps