domingo, 15 de outubro de 2023

sendo FELIZ em ABU DHABI


Sinto saudades dos lugares maravilhosos 

onde já estive

Sinto-me FELIZ 

cada vez que revejo os lugares, 

o meu pensamento transporta-me para lá 

e, este foi um deles, de tal maneira mexeu comigo 

que voltei lá uma segunda vez 

e AMEI tudo o que voltei a ver 

e o que ainda não tinha visto da primeira vez...

refiro-me à MESQUITA SHEIKH ZAYED 

em ABU DHABI








EU sendo FELIZ 



a cúpula por onde as pessoas entram, 

mas...depois para chegarem à MESQUITA 

têm muito que andar a pé...











são várias passadeiras rolantes 

até chegar à MESQUITA




chamando para a ORAÇÃO








 

7 comentários:

  1. Uma verdadeira jóia da arquitetura islâmica influenciada por diversas correntes arquitetónicas do mundo árabe, Esta é a Sheikh Zayed Grand Mosque de Abu Dhabi, sem dúvida uma das contruções mais impressionantes e surpreendentes que visitei nos Emirados Árabes Unidos.
    Considerada a oitava maior mesquita do mundo e recebendo anualmente cerca de 4.7 milhões de fiéis e visitantes, a grande mesquita de Abu Dhabi é um dos principais e mais sagrados locais para os muçulmanos nos Emirados Árabes.
    Com 4 enormes minaretes de 107m de altura cada, e 82 impressionantes abóbodas brancas em diferentes tamanhos distribuídos nos 22.412 m2 de área construída, é impossível não ficar admirado com a beleza e magnitude desta mesquita contruída a um custo aproximado de 550 milhões de dólares americanos entre 1996 e 2007.

    ResponderEliminar
  2. Construída basicamente em mármore oriundo da Macedônia, Áustria e Itália, a mesquita de Abu Dhabi é extensivamente adornada com mosaicos de pedras semi-preciosas e muito ouro. Fazendo com que automaticamente associemos o local ao palácio do sultão no desenho do Alladin do Walt Disney.
    Construída a pedido do xeique Zayed bin Sultan Al Nahyan (1918-2004). Tido como o fundador dos EAU, o xeique Zayed que governou os Emirados até sua morte, em 2004, não viveu para ver a obra da mesquita pronta. No entanto, não economizou recursos para criar a mais suntuosa das mesquitas do país (e provavelmente do mundo) e onde terminaria sendo enterrado.
    Com capacidade para receber simultanemamente até 40 – 50 mil fiéis, a mesquita de Abu Dhabi tem suas paredes e o teto adornados com diversos trechos e passagens do corão, os quais estão escritos em três tipos diferentes de caligrafia arábica por artistas oriundos de vários lugares do mundo árabe e supervisionados por calígrafos dos Emirados, da Síria e da Jordânia.

    ResponderEliminar
  3. Fotos deslumbrantes que muito gostei de ver. Grato pela gentil partilha. Saudações cordiais

    ResponderEliminar
  4. Também já tive a oportunidade de visitar.
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito da sua reportagem fotográfica e de saber que foi feliz nessa visita que fez.
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Me hacen pensar tus fotos que la zona de oración no dejaron entrar o hacer fotos ya que veo que un nativo lleva puestas unas sandalias.
    Pero se ve un gran edificio y de gran belleza.

    Saludos

    ResponderEliminar
  7. As três primeiras fotos são simplesmente fabulosas. Começo já por dar os parabéns por essas entradas. E, depois - e bastante bem - a autora de tais obras-primas em duas situações diferentes.

    Continuam as fotos fabulosas, tudo muito simétrico (não é tão fácil como parece), com muito contraste, em especial entre o azul do céu e o branco dos edifícios. Excelentes também os pormenores que soubeste descobrir e registar!

    Também aparece depois o elemento humano, bem integrado nas fotos, e mais pormenores e simetrias perfeitas. Muitos parabéns pelo post e obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar