quinta-feira, 18 de agosto de 2016

UNIVERSIDADE SÉNIOR ANO LECTIVO 2015 – 2016



UNIVERSIDADE SÉNIOR ANO LECTIVO 2015 – 2016

Mais um ano chegou ao fim! 

Andei feliz a frequentar as aulas das disciplinas em que me inscrevi

 Gosto de todas é certo, mas temos sempre alguma preferência 

e este ano que terminou 

fiquei apaixonada pelas aulas de "Dança"! 

Foi a novidade. 

Tenho um vídeo da minha participação, dançando um "slow" 

na Festa de final de ano lectivo, para mais tarde recordar... 

Aqui apresento imagens da Exposição no final do ano lectivo; 

o Formador da disciplina de Fotografia 

pediu-nos 6 fotos e das que entreguei 

ele escolheu 3 das minhas fotos, para expor. 

Logo no 1º expositor estavam 2 das minhas fotos 

que captei na visita de estudo que fizemos próximo das férias, 

à região de Avis, numa visita ao Museu: 

as fotos das espigas de milho 

e da fechadura da Igreja Matriz são de minha autoria. 

A foto a seguir também é de minha autoria, 

onde captei uma chaminé alentejana e a imensidão do Alentejo.




As 4 fotos seguintes são de alguns dos meus colegas




No ano passado fiz também um post sobre o 1º ano que frequentei a UniSeM
Foi num outro blog:
e fi-lo logo em Junho; posso dizer que estava bastante entusiasmada e... assim que aconteceu a Exposição fiz o post. 
Numa sexta-feira, 19 de junho de 2015
UNIVERSIDADE SÉNIOR ANO LECTIVO 2014 – 2015
Neste "ANO SABÁTICO" decidi inscrever-me na UniSeM em 4 disciplinas (apenas as que são permitidas) Pensei no que gosto (Fotografia) no que pode ser útil (Inglês e Informática) e no que faz bem à saúde (Expressão Corporal) A meio do ano desisti de uma, continuei com as outras três. 
Este ano fiquei bastante triste e desiludida com a atitude da Câmara da Moita, sei que mais pessoas também acharam uma falta de respeito para com os alunos séniores e, só por isso, estou a fazer um post sobre o tema já a meio do mês de Agosto e...coloco este artigo aqui neste blog: 
"Os meus pensamentos"
Explicarei a razão mais adiante.




Apresento também os trabalhos expostos de alunos 

das disciplinas de "Bordados" - "Tecelagem" e outros.






NO ano passado não apresentei nenhum trabalho meu das disciplinas de Informática e Inglês, tal como escrevi num dos comentários ao meu post:
tulipa - 4 de julho de 2015 às 23:27
Vamos a ver se para o ano eu apresento os meus trabalhos da disciplina de Informática bem como, de Inglês (que este ano, baldei-me) 1º porque nunca tinha visto como os trabalhos eram apresentados, quis ver para saber como fazer no próximo ano lectivo... 

Ora bem... promessa cumprida. 
Aqui estão 2 dos meus trabalhos de Informática referentes ao tema: Gráficos.





e... aqui abaixo,  a mesa onde estavam os trabalhos de Inglês em cujo tema: "Alimentação saudável" - "Healthy Eating" eu apresentei 4 folhas com receitas saudáveis: entrada, prato principal e sobremesa. 
Esta "Árvore" feita por um colega da turma de Inglês 
serviu para dar o mote à outra apresentação de trabalhos de Inglês: 
Árvore genealógica", na qual não participei.


6 comentários:

  1. UMA DAS RAZÕES pela qual fiquei triste e desiludida

    (não só eu como muitos dos outros alunos)

    foi a duração do tempo da Exposição

    Quando uma AUTARQUIA apregoa para todo o Mundo saber
    que apoiou a criação da UNIVERSIDADE SÉNIOR
    e faz a FESTA de final de ano lectivo
    na BIBLIOTECA também gerida pela própria Câmara...

    e, apenas deixa expostos os trabalhos de mais de 300 alunos,

    que com todo o carinho foram construindo durante 9 meses de aulas,

    POR UM PERÍODO INFERIOR a UMA SEMANA

    é ofensivo para os próprios PROFESSORES E ALUNOS...

    QUANDO NA MESMA BIBLIOTECA
    (onde frequentamos algumas aulas durante o ano)
    e vemos exposições sem qualquer interesse,

    ali prontas a ser visitadas pelo público

    durante mais de 1 MÊS...

    É INADMISSÍVEL

    a minha questão é: é assim que dizem INCENTIVAR a população?

    Não considero isto um INCENTIVO, muito pelo contrário.

    A população da Moita, é constituída também pelos alunos e seus familiares que, orgulhosamente
    trabalham para expor as suas obras,
    às quais dedicaram tempo, amor e carinho e...
    é assim que a AUTARQUIA admira o trabalho dos FORMADORES e dos ALUNOS...?

    Uma vergonha.

    ResponderEliminar
  2. A razão do pouco tempo de Exposição e da ausência de autarcas para apadrinhar a mostra é simples de explicar: estas actividades não dão votos, quer dizer, a maioria destes alunos já votam há muitos anos no Partido que está (também há muitos anos) à frente da Câmara. Esta situação não é exclusiva da Moita, outras Câmaras agem exactamente do mesmo modo, com a agravante de ser prática corrente em Câmaras lideradas e sustentadas por Partidos que sempre apregoaram práticas diferentes e democráticas.
    Posso dar um exemplo por que passei na Câmara do Seixal: apesar de colaborar assiduamente em Comunidades de Leitores e afins, quando eu propus uma Exposição minha de fotografia (até porque em 2001 tinha ganho o maior prémio de fotografia jamais feito pela autarquia), foi-me dito categoricamente "nem pensar". E isto apesar de desde sempre eu ter ajudado estes autarcas a manterem-se na Câmara e deputados na AR. Só que nunca andei a colar cartazes nem a agitar bandeirinhas. Os meus próprios filhos (premiados noutros locais) - talvez por causa do apelido - não têm obtido resposta a propostas interessantes que têm feito na Biblioteca.
    Independentemente disto tudo, e politiquices à parte, só desejo que continues com essa força e essa motivação a fazer algo que gostas.
    Um abraçooo

    ResponderEliminar
  3. As universidades seniores são muito importantes e deviam ser apoiadas. Entendo por que ficou triste e desiludida com a pouca visibilidade da exposição. Foi um ano de trabalho. Continue com gosto e coragem.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Este post tem muito que comentar. Vamos por partes.
    Primeiro os meus parabéns por mais uma vez, teres trabalhos teus, bem merecidos, diga-se, em exposição. As fotos estão todas muito boas assim como os restantes trabalhos, sendo assim aproveito para parabenizar tb os restantes colegas e formadores pelo trabalho desenvolvido ao longo de um ano lectivo. Gostei muito das tuas três fotografias, mas a minha preferência vai para a da porta / fechadura , devido ao contraste cromático. tb gostei de ver os teus gráficos resultado das aulas de informática. olha foi bom ver estes trabalhos pois quando eu for para a Universidade sénior não escolho informática... fez-me lembrar matemática brrr tenho alergias hahahah . Agora menina o que NÃO GOSTEI NADA MAS NADA MESMO !!!!! Foram os teus valores da tensão arterial... ai ai.. Ester... CUIDADO !! SEI QUE NÃO TENS CULPA, SEI!! Mas por favor cuida de ti o melhor que poderes, protege-te o melhor que poderes... nada mas mesmo nada vale mais que a nossa vida. Quanto ao trabalho de inglês apenas posso avaliar o seu todo e gostei muito da apresentação do mesmo.

    A universidade sénior foi uma das medidas , quando a mim, mais positivas e benéficas que, quem por direito assim o ditou. Tanto que há muitos anos, quando soube que em Sintra havia uma, eu fiz de imediato planos para num futuro a longo prazo, nesta caso a médio/ curto... vir a frequentar um espaço assim. Não somente para ocupar o tempo livre, mas tb e talvez até mais, para realizar o sonho de poder estudar. SEI, sei muito bem, que jamais tiraria uma licenciatura... não é esse o propósito das mesmas, mas por ex. o inglês seria-me muito útil, a dança ou outra actividade corporal igualmente... e sentir-me ia VIVA, não colocada a um canto do sofá assistindo a novelas ou afins ( nada contra ) mas não faz o meu género. Além do convívio que é sempre muito saudável. Por isso... desejo muito um dia poder frequentar uma Universidade sénior.

    Agora... Se esta medida foi decerto a pensar em manter activa a população que estando pleno de vida e vontade de viver, sentindo que ainda muito pode fazer por si e pelos outros, já não está ao activo seja porque motivo for mas não desiste de produzir... Então, vamos incentivar estes seniores a estarem activos. Vamos valorizar o seu esforço, dedicação e empenho, vamos respeitá-los e aos seus professores/ formadores. Afinal é o trabalho de um ano lectivo, é o esforço de muitas horas, dentro ou fora das aulas... Menos de uma semana ? esse tempo não é nem suficiente para avisar todos os amigos e familiares, além que não entendo, juro que não entendo, para quê darem-se ao trabalho de montar uma exposição que dura apenas , não, apenas não! menos de uma semana... ??? Fosse qual a razão foi uma falha enorme da parte da Autarquia e esperemos que mais alguém mostre a sua indignação e no próximo ano exista um espaço para que os trabalhos da Universidade Sénior possam brilhar com todo o louvor que merecem.

    Agora amiga, não desistas!! Tu não e´s de desistir eu sei! Foi de lamentar esta situação, mas os bons momentos esses ninguém os apaga. Eu vi-te dançar... estavas lindaaaaa e fluías como uma pena... pena não teres partilhado aqui o video rssss merece ser visto. Vai em frente!! O próximo ano irá trazer novas disciplinas, novos formadores, e novas experiências.. umas más... outras menos boas.. mas a vida é isto mesmo... E olha... temos de ir aproveitando o intervalo das más e sendo felizes nos momentos bons :) Ouvi ontem esta frase e ficou-me.

    Um beijinho parabéns por mais um excelente post. E vou-me calar que já escrevi mais do que a "dona" deste espaço rsss.
    Continua !!! Beijos



    ResponderEliminar
  5. Como só me poderei reformar aos 66 anos, aguardo que ainda seja possível frequentar um curso que me satisfaça e me ocupe.
    Cumps

    ResponderEliminar