quarta-feira, 6 de abril de 2016

DUOMO DI MILANO


A Catedral de Milão (em italiano: Duomo di Milano) situa-se na praça central da cidade de Milão, na Lombardia, no norte da Itália. 
É a sede da Arquidiocese de Milão e uma das mais célebres e complexas edificações em estilo gótico da Europa. 
A catedral é imensa, com 157m de comprimento e 109m de largura. 
O interior tem cinco naves com uma altura que chega aos 45 metros, divididas por 40 pilares. Possui um transepto com três naves. O estilo predominante da catedral é o gótico flamejante, relativamente pouco comum na Itália.



Não é possível pensar em Milão sem pensar na sua catedral por excelência: o Duomo. 
Uma das mais belas catedrais góticas do mundo, a sua construção começou em 1386 onde antes existiam as igrejas de Santa Tecla e Santa Maria Maggiore e durou mais de 400 anos. 
O Duomo foi toda construída com o maravilhoso mármore branco-rosa de Candoglia (no Lago Maggiore) que viajava através dos canais de Milão e chegava num laguinho praticamente atrás de onde hoje é a igreja. Quando chegar na praça, coloque-se a sua frente e se maravilhe com os 8.200 blocos de mármore só na fachada e a abundância de estátuas (são 2.300 só na parte externa). 



A fachada do Duomo foi finalizada “as pressas” em 8 anos por ordem de Napoleão que queria coroar-se ali rei da Itália em 1813. Depois de uma volta completa pela parte externa da catedral, entre pela porta principal. O Duomo não é uma catedral iluminada e a parte interior pode decepcionar depois que você se deliciou com o exterior. 
Actualmente existe também uma grande diferença na cor do mármore externo e interno, já que o lado de fora passou por uma limpeza nos últimos 10 anos e o interior mostra o mármore escurecido pelos anos. Aproveite para apreciar os detalhes dessa imensa construção (é a quarta em dimensão na Europa) feita de 5 naves (1 central e 2 em cada lateral) divididas por 52 colunas de 24 metros de altura cada.


era extensa a fila para visitar a Catedral porque havia 

uma segurança apertada - todos os visitantes eram revistados


A Galeria Vittorio Emanuele já nasceu para ser chic. 
Pensada como um corredor entre a Praça Duomo e Praça Scala, era usada pela burguesia milanesa para passear antes ou depois dos espectáculos do Teatro Scala.
Emoldurando toda a bela construção em estilo eclético de ferro e vidro, as lojas como a primeira Prada aberta na Itália e os restaurantes e bares históricos como o Camparino, Savini e Biffi. 





10 comentários:

  1. Fiz o post neste blog "OS MEUS PENSAMENTOS"
    porque ... na realidade passou pelos meus pensamentos
    o receio de estar na fila para visitar a Catedral de Milão,
    pois todas as semanas tem havido atentados em cidades europeias
    e, quando há muitos turistas o perigo é maior.

    Hoje mesmo - 6 de abril nas notícias online li isto:
    Estado Islâmico ameaça derrubar Torre Eiffel e invadir Roma - Um novo vídeo do autoproclamado Estado Islâmico volta a ameaçar capitais europeias com ataques terroristas.
    Os jihadistas do Estado Islâmico (EI) divulgaram um novo vídeo onde ameaçam derrubar a Torre Eiffel, em Paris, e a “nação da Cruz”, uma clara referência à cidade de Roma, em Itália.
    Utilizando imagens de atentados recentes,
    como os de Paris e Bruxelas, além das cenas do 11 de Setembro,
    os radicais do Estado Islâmico falam em atacar outras cidades,
    como Londres, Berlim ou Roma.
    “Ontem foi Paris, e hoje Bruxelas, Alá sabe onde será amanhã”, diz o narrador em inglês. “Pode ser Londres ou Berlim ou Roma.”

    ResponderEliminar
  2. Excelente post, excelente reportagem, se fosses jornalista terias aqui o sumo de toda a reportagem de Milão, uma cidade única, apesar de estar a ficar muito igual a todas as grandes cidades europeias por causa dos mendigos e da mendicidade. No entanto, consegues captar situações e pormenores que nem eu - que estive lá há poucos dias - consegui captar. Obrigado pela recordação... agora só daqui a dois anos...

    ResponderEliminar
  3. Quando estive em Milão fui vítima da ladroagem e fiquei sem o equipamento fotográfico.
    Mas conheço os pontos principais.
    Obrigado pela preocupação manifestada.,

    UM BEIJO.

    ResponderEliminar
  4. Gostei da reportagem e as fotografias estão lindíssimas.
    um beijinho e bom fim-de-semana
    Gábi

    ResponderEliminar
  5. Imponente a Catedral de Milão! Gostei da reportagem fotográfica.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Olá amiga. Olha.. fiquei sem palavras... "por conta" da imensidão, historia, cultura e beleza do Duomo. Só me sai um adjectivo que é insignificante para a beleza aqui exposta. MAGNIFICA!
    Itália, é um dos meus lugares "na lista de sonhos " a realizar e depois de ver este teu post, a vontade aguçou. Mas fico feliz por ir conhecendo o mundo, através do teu olhar.
    Lindas as fotos, como sempre, muito bom o texto. Belíssimo post. Mais uma vez, excelente partilha.
    Beijinho Continua !!

    ResponderEliminar
  7. Esqueci de mencionar que ao que vejo apanhaste chuva, mas até isso foi bom, pois valorizou as fotos. Excelentes reflexos. Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Que fotos maravilhosas... parece bem bonito, apesar de eu não ser fã de lugares com muita gente... Que bom que aproveitaste bem. Bjs

    ResponderEliminar
  9. Excelentes fotos, bons pensamentos para o presente e futuro, e um amor à minha/nossa terra que me apraz registar.
    Cumps e felicidades

    ResponderEliminar
  10. Lindas as fotos mostrando os detalhes do Duomo. Beijos e felicidade! Rafaela e Marcio ((Brasil - RJ)

    ResponderEliminar